sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Através de uma iniciativa pioneira no Brasil, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos atua como núcleo irradiador de informações, projetos e parcerias com a finalidade de estimular a reflexão e a ação da cidadania para os desafios da gestão integrada de resíduos.
O Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR é um programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com SEBRAE-MG.
O objetivo é promover a articulação entre os setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas para transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais.
O CMRR tem como desafio contribuir para a construção de sociedades sustentáveis por meio de ações que visam:
• Melhorar a qualidade de vida;
• Gerar novas oportunidades de trabalho e renda;
• Estimular a reflexão e a incorporação de valores e atitudes ambientalmente corretos;
• Fomentar a promoção de iniciativas voltadas para pesquisa, ensino e extensão em resíduos sólidos;
• Elaborar propostas que possam subsidiar as políticas públicas em gestão de resíduos.
Tal programa e de extrema importância para o dia a dia da população belo-horizontina. Este projeto e referência, e pretende apoiar os municípios e cidadãos na gestão integrada de resíduos por meio da disseminação de informações e capacitação técnica, gerencial e profissionalizante, visando à geração de trabalho e melhoria da qualidade de vida da população. Isso mostra que há trabalhos em prol de uma cultura sustentável em nossa cidade. Contudo, esta informação não e divulgada para população fazendo que as pessoas desconheçam o projeto. O projeto abre as portas para um futuro sustentável, já que visa difundir na população a idéia de sustentabilidade, enriquecendo a cultura de cada um, quanto a importância de se proteger o meio ambiente. Ao visitar tal local, descobrimos diferentes maneiras de se reaproveitar diversos objetos que jogamos no lixo de nossas casas. O que e lixo para nós, para eles é um objeto de infinitas possibilidades. Eles nos mostram apartir de cursos e palestras que atitudes simples é o bastante para se construir uma cultura sustentável em que a criatividade é a principal coadjuvante.
Referência:
http://www.cmrr.mg.gov.br/tecnologia-e-informacoes/projetos-desenvolvidos/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário