segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Orquestra Filarmônica de MG

Há apenas 5 anos foi criada a Orquestra Filarmônica de MG e hoje já se encontra entre as melhores orquestras do Brasil.

Talvez poucos de nós sabemos de sua existência, até mesmo pelo pouco tempo de existência mas também por falta de tradição cultural de frequentarmos ambientes de música erudita, mesmo porque não possui mais um Teatro Municipal como no Rio de Janeiro, com toda sua imponência e tradição. Pois o nosso Teatro Municipal original não existe mais.

Mas voltando ao assunto inicial, a Orquestra Filarmônica, possui hoje uma programação anual com várias apresentações, que em sua maioria acontecem no Palácio das Artes, mas que também se apresenta para um público diversificado ao levar seus concertos para locais inusitados como:

  • Praça do Papa em 06 de maio de 2012;
  • Praça Floriano Peixoto em 26 de maio de 2012;
  • Concha Acústica de Itabira em 06 de junho de 2012;
  • Praça da liberdade em 06 de Setembro de 2012;
  • Praça Duque de Caxias - Stª Tereza - BH em 15 de setembro de 2012;
  • Inhotim - Brumadinho em 16 de setembro de 2012.

Foram ótimas oportunidades de presenciar apresentações da nossa Orquestra Filarmônica, fica porém a tristeza de já terem acontecido, e pela programação oficial infelizmente não teremos mais apresentações ao ar livre este ano.
No dia 24 de outubro ás 20h30 a Orquestra Filarmônica fará no Teatro Sesc Palladium, a apresentação de abertura de sua 1ª Turnê Internacional. as apresentações acontecerão na Argentina, no Chile e no Uruguai.

Vale ainda lembrar que em seu curto tempo de existência já recebeu 2 importantes prêmios brasileiros: o maestro Fábio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra,  recebeu o Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente brasileiro e  a Orquestra foi eleita pela APCA - Associação Paulista de Criticos de Arte, o melhor grupo musical erudito  de 2010.

A Filarmônica de Minas vem se afirmando no cenário musical erudito e podemos ter a esperança de estarmos futuramente no cenário internacional de grandes concertos.

E esperamos que sejam bem divulgados e quem sabe com preços mais populares para que mais pessoas possam partilhar e vivenciar as obras dos grandes músicos clássicos.

Referências: www.filarmonica.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário