domingo, 23 de setembro de 2012



Educação Cultural

Educação cultural é algo que precisa ser trabalhado na sociedade e principalmente nas escolas, onde pouco se é ensinado sobre cultura, onde os alunos deveriam ser mais estimulados a respeito disso e infelizmente as escolas têm deixado de fazer isso, como disse o ex-ministro da Educação Fernando Haddad “A escola se afastou do ensino e da cultura e passou a fazer atividades sem projeto pedagógico por trás, ou seja, passou a ocupar as crianças e não a educá-las’’, foi dito isso quando foi assinado o acordo de cooperação técnica para criar uma política de cultura para educação básica. Vale lembrar que as crianças, adolescentes e jovens são o futuro do país, portando deve-se valorizar e priorizar o ensino cultural a estes, que formarão um país burro ou um país inteligente.
A falta de conhecimento e embasamento cultural faz de um estudante, aluno, individuo ou cidadão sem
compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam o comportamento social, não permite a estes entenderem a origem ou história de uma nação, de um povo, ou seja, não conhecem a própria sociedade. Mas o que as escolas poderiam fazer a respeito da educação cultural? Elas poderiam relacionar as disciplinas que já são ensinadas com o ensinamento cultural através de passeios em museus, cinemas, teatros, isso faria com que os alunos tivessem uma nova visão a respeito de cultura e se interessariam mais, além de melhorarem na disciplina, pois a compreenderiam melhor. Não só existem essas maneiras de inserir a cultura nas escolas, deve-se explorar e investir mais.
Sendo estimulada a cultura o país poderá contar com futuros bons e conhecedores cidadãos, profissionais, por este e por outros motivos é preciso valorizar a educação cultural.



Postado por: Gérson Moisés Barros Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário