sábado, 8 de setembro de 2012

Texto Crítico: Agricultura Orgânica



                                                         

O que é Agricultura Orgânica      

                                                                                                  Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção, o que garante a saúde de sua família e a do Planeta.
A agricultura orgânica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Esta é a razão pela qual o agricultor orgânico não cultiva produtos transgênicos, pois ele não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.
Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, sucos e outros produtos "in natura" e processados _ só podem ser considerados  orgânicos se forem cultivados dentro de ambiente de plantio orgânico, respeitando todas as regras do setor.  
O comércio de produtos orgânicos no Brasil, bem como no mundo, depende da relação de confiança entre produtores e consumidores e dos sistemas de controle de qualidade. As leis brasileiras abriram uma exceção à obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para agricultura familiar que hoje pode vender os orgânicos diretamente aos consumidores finais. Para isso, porém, os agricultores precisam estar vinculados a uma Organização de Controle Social - OCS.



Mas o que tem haver agricultura orgânica com a nossa cultura? Simples. Ao pensarmos no privilégio que temos de morar em uma cidade com tanta diversidade, também nos lembramos da boa e velha cachaça. Belo Horizonte tem sido palco de muitos acontecimentos, entre eles o Festival da cachaça; você já teve a curiosidade de conhecer como é produzida a cachaça? Deacordo com o site do Ministério da Agricultura a cachaça é cultivada em larga escala e utilizando colunas de destilação e tonéis de aço-inox, com a adição de produtos químicos no processo de fermentação. Seguindo basicamente os mesmos processos da fabricção do etanol combustível.
                                                                             
 Em contrapartida temos um meio de produção da cachaça que chama-se Cachaça Orgânica, elaborada de uma forma menos agressiva, feita por mãos de produtores agrícola, sem o uso de agrotóxicos, cultivada em escala menor, propriciando melhor qualidade de vida para quem cultiva, prepara e para os bons e velhos apreciadores da "branquinha". O envelhecimento da cachaça é feito em tonéis de madeira o que lhe garante sabor e a cor amarelada, o que ocorre com a cachaça cultivada em coluna de destilação é cor e sabor alterados.
Dessa forma chegamos a um denominador comum: Sustentabilidade, que como já sabemos, é um meio que procura extrair da biodiversidade, sem prejudicar e promover oportunidades para que seja devolvido tudo o que foi utilizado sem agredir ou mesmo agredir o menos possível o nosso ecossistema. Sendo assim, podemos continuar apreciando esta deliciosa cultura que temos que cada pessoa tem um nome especial de dar: caninha, branquinha, água ardente enfim, a famosa cachaça.

Fontes: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2007/trabalho/aceitos/PO33625615860.pdf
             http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=6773
             http://www.agencia.cnptia.embrapa.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário