domingo, 9 de setembro de 2012

Economia e Sustentabilidade/Cultura



A aliança entre sustentabilidade econômica e sustentabilidade social/cultura é assunto tido popularmente como utópico e encarado, politicamente, com certa demagogia.

Porém, com a intervenção da coercitividade estatal, usando de mecanismos de sanção específicos, podemos sair desse campo utópico.
É o que podemos observar na gestão de resíduos no Brasil.
Segundo reportagem da istoedinheiro.com (2011), "um dos maiores desafios do Brasil, a gestão de resíduos, virou lei".


A lei de resíduos (12.305/2010) regulamenta e estipula diretrizes relativas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos obrigando os responsáveis pelos insumos gerados por sua atividade a recolhe-los e dar o devido destino, de acordo com a peculiaridade do resíduo.

O que curiosamente se observa é que todo esse tempo, o brasileiro jogou no lixo bilhões de reais, o que poderia ter sido facilmente evitado se esses recursos (resíduos) tivessem sido, em tempo, aplicados em culturas especificamente voltadas ao reaproveitamento desses resíduos. Sem contar o dano que a dispensa destes causaram e ainda causam ao ambiente

Iniciativas como de Flavia Valle, demonstram a variedade de possibilidades de reuso encontradas na reciclagem. Em seu blog, vallereciclar.blogspot.com.br, é possível conferir as mais diversas e criativas formas de reaproveitamento dessa matéria prima que iria para o lixo.
Confira em http://vallereciclar.blogspot.com.br

Mais sobre reciclagem em:
http://www.ecolmeia.org.br/blog/?cat=12
http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/0227-Reciclagem-garrafas-PET.html


Referências:
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/53459_AS+50+EMPRESAS+DO+BEM
http://vallereciclar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário