domingo, 16 de setembro de 2012

FATORES SUSTENTÁVEIS





Conceito sustentável esta hoje sendo utilizado por grande numero da população, mas na sua realidade e entendida por poucos. O fato é que viver em uma sociedade que é sustentavelmente correta não se restringe a apenas usar energia solar e banir o uso de sacolas plasticas, e sim na mudança dos hábitos rotineiros a fim de se cultuar uma evolução espiritual, tecnológica, econômica e por fim abrangi seus conhecimentos.
Para o termo de cidade sustentável, podemos simplificadamente colocar que é aquela no qual possui uma política de desenvolvimento urbano, de tal modo que promova medidas para proteger o meio ambiente natural e construído, garantindo a função social ambiental da propriedade na cidade. Esta sustentabilidade é um assunto complexo que envolve diversas dimensões dos processos urbanos. Admitir que o desenvolvimento sustentável passou a ser um componente fundamental do desenvolvimento urbano, tendo a compatibilidade constitucional do desenvolvimento urbano, assegurando o direito das gerações atuais e futuras ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. 
O Estatuto da cidade, ao mesmo tempo em que oferece instrumentos para a reforma urbana, prescreve a sintonia entre a garantia do direito humano á moradia e o direito a esse meio ambiente ecologicamente equilibrado nas cidades. Com a lei, as cidades brasileiras estão obrigadas a compatibilizar a gestão urbana e a gestão ambiental, por meio da integração de políticas de planejamento urbano, política habitacional e política ambiental.
Fato é que nem sempre nos damos conta dessa complexabilidade, ou ao menos estamos cientes que estas leis, códigos e manuais existem, e consequentemente não as cobramos em pratica.
De acordo com o Professor Doutor Jesus Jordano Fraga, da universidade de Sevilha, em participação no congresso internacional de direito ambiental e desenvolvimento sustentável, a falta de formação e informação hoje no mundo a respeito de fatores socioambientais possivelmente seja o culpado por nos depararmos com situações lastimáveis sendo que na maioria das vezes esses conceitos de sustentabilidade e de cidade sustentável somente ficam no papel, pois a internalização das ideias nunca acontecem e deixam o consumismo desenfreado passar por cima de tudo.
Contudo, estamos caminhando para possíveis dias melhores. Não podemos nos pacificar quando não temos retorno do Estado, com a organização e a sensibilização podemos alcançar nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário