domingo, 16 de setembro de 2012

História e Cultura




A maior forma de demonstração da cultura de um povo é conhecer e analisar sua história. E nada melhor que espaços públicos que mantém a história intacta e preservada.
Uma cidade que preserva seus monumentos históricos, além de preservar sua história, preserva sua cultura. Em Belo Horizonte, temos visto um movimento de preservação da arquitetura histórica e nessa preservação, transformando os prédios centenários em verdadeiros espaços culturais.
Um exemplo vivo disso, é a restauração dos prédios que compõe o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade.
Além de conservar a história não só de Belo Horizonte, mas também do poder mineiro, conserva a arquitetura de época e transformando em espaços culturais, promovem o acesso à cultura de uma forma fácil e sustentável.
A própria Praça da Liberdade é um espaço cultural, sempre promovendos grandes eventos gratuitos e de fácil acessibilidade, tornando possível o acesso à cultura, por todas as classe sociais. A transformação dos prédios em museus e espaços culturais, é uma forma de trazer as pessoas para próximo da cultura de sua cidade, fazer com que elas conheçam e vivenciem esses momentos.
Iniciativas assim, são de suma importância para o acesso dos menos favorecidos à cultura, pois desde a escola primária, começam a se interessar e criar curiosidade de entrar e conhecer espaços assim. Com espaços assim, as escolas tem um acesso mais fácil e podem introduzir as crianças na cultura, formando grandes pensadores do futuro.
Não só BH, mas todas as cidades precisam de investimentos assim, preserva a história e ao mesmo tempo transformar esses espaços em manifestações culturais, ajudando na formação de pessoas mais críticas e pensadoras.

Para saber mais sobre o "Circuito Cultural Praça da Liberdade" e os eventos que ocorrem por lá, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário